Educação e trabalho: a formação de consenso na sociedade sob a influência do capital
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv2n6-016Keywords:
Educação, Profissionalização, Ideologia, Hegemonia, ConsensoAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir a íntima relação entre educação e trabalho e como ocorreu a sua separação. Isto é, compreender a cisão na unidade educação antes identificada com o processo do trabalho e agora dividida entre a educação propedêutica e a técnica engendrada pelo capital. Para tanto, é necessário compreender que a educação contribui para a conservação da sociedade ao reproduzir seus conteúdos ideológicos. Dessa maneira, o processo de institucionalização da educação acontece correlato ao processo de surgimento da divisão do trabalho. A separação da educação e trabalho teve uma dupla manifestação: a proposta dualista de escolas profissionais para os trabalhadores e escola de ciências e humanidades para os futuros dirigentes; e a proposta de escola única diferenciada, que efetuava internamente a distribuição dos educandos segundo as funções sociais para as quais se os destinavam em consonância com as características que geralmente decorriam de sua origem social, portanto, reforça a sociedade de classes.