Modelando os jogos da transição democrática brasileira em busca de seus efeitos nas instituições políticas em vigor

Modeling the games of the brazilian democratic transition in search of its effects on the political institutions in place

Authors

  • Roberto Ribeiro Corrêa
  • Dhonny Almeida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n4-009

Keywords:

Brasil, governos militares, transição democrática, teoria dos jogos

Abstract

Este artigo analisa a transição democrática brasileira (1974 a 1985), com o objetivo de demonstrar que esse processo se deu de forma contingente, menos na dependência da vontade dos atores do que da interação destes com outros com interesses próprios, em jogos mediados por instituições cambiantes — ou seja, os “jogos de transição contingente”.  Com a teoria da escolha racional e os instrumentos da teoria dos jogos, investigo ser a denominação “contingente” adequada para sustentar a hipótese de que evolução incremental das instituições do anunciado processo transicional deu-se condicionada à aleatoriedade de resultados não intencionais procedentes de escolhas intencionais. Os resultados esperados desta investigação, os efeitos sobre o comportamento dos atores no curto, médio e longo prazo, seguem sintetizados nos temas-títulos dos quatro capítulos: esquemas dos jogos da transição democrática brasileira; a convergência e os limites da cooperação mútua; as metáforas da transição democrática ou jogos de um lance aos jogos repetitivos e; ao final, as conclusões onde evidenciamos a precariedade de algumas dimensões do compósito político institucional brasileiro em vigor.

Published

2022-07-25

How to Cite

CORRÊA, R. R. .; OLIVEIRA, D. A. de . Modelando os jogos da transição democrática brasileira em busca de seus efeitos nas instituições políticas em vigor: Modeling the games of the brazilian democratic transition in search of its effects on the political institutions in place. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 1438–1461, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n4-009. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1124. Acesso em: 11 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">