Reflexões sobre tutoria e formação para atuação em EAD na Universidade de Uberaba - Uniube
Reflections on tutoring and training to work in distance education at the University of Uberaba – Uniube
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv4n4-003Keywords:
educação a distância, tutoria, formação docente, ambientes virtuais de aprendizagemAbstract
O processo de tutoria se destaca como um dos principais pilares da EAD, o que torna essencial a contínua formação do professor-tutor para que este consiga atuar plenamente nessa modalidade de educação, considerando todos os seus aspectos. Esse educador pode garantir o encontro entre aquele que busca por conhecimentos e os saberes que se constroem por meio de um projeto pedagógico sólido e adequado à realidade contemporânea. A forma como os alunos lidam com as novas tecnologias em seu dia a dia, relacionando-se cada vez mais através das redes, deve ser considerada ao se avaliarem metodologias de ensino, buscando garantir a eficiência no processo educacional. A formação continuada para atuar em tutoria pode garantir a melhoria contínua do trabalho do tutor em sua atuação profissional, levando a uma constante ampliação do entendimento das melhores práticas de ensino. Considere-se, ainda, o fato de que o professor-tutor, tomando por base os conhecimentos construídos durante o período de atividades de tutoria, pode contribuir com a concepção de novas práticas pedagógicas que visem corrigir aspectos desfavoráveis de um curso. A Universidade de Uberaba (Uniube) desenvolveu um componente específico, pensado e estruturado para atender às necessidades de formação dos professores-tutores.