A Escola Normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente

La Salle Normal School of Canoas: context, teaching formation and pertinent legislation

Authors

  • Miguel Alfredo Orth
  • Claudia Escalante Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n3-028

Keywords:

história da educação, escolas normais, formação de professores, irmãos lassalistas, memória

Abstract

Este artigo é resultado de pesquisa que se situa no campo da história da educação e teve por objetivo investigar o processo histórico de constituição dos cursos de formação de professores da Escola Normal La Salle de Canoas, criada em 1941. Metodologicamente, recorre à pesquisa bibliográfica e documental, bem como diálogos com diversas fontes, incluindo testemunhos orais. Teoricamente, aborda o tema a partir da história cultural. A criação dos citados cursos de formação de professores atendeu as expectativas da Igreja Católica, dos Irmãos Lassalistas, e da comunidade de Canoas, e se constituiu como facilitadora do acesso de muitos de seus alunos a cursos superiores e a carreiras profissionais bem-sucedidas. 

Published

2022-05-17

How to Cite

ORTH, M. A. .; MEDEIROS, C. E. . A Escola Normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente: La Salle Normal School of Canoas: context, teaching formation and pertinent legislation. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 992–1008, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n3-028. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1080. Acesso em: 1 jul. 2022.