Análise do uso da estereoscopia como ferramenta de intensificação do gênero de horror no filme "O Monstro da Lagoa Negra"

Analysis of the use of stereoscopy as a tool to intensify the horror genre in the film "The Black Lagoon Monster

Authors

  • Tiago Eugenio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n3-024

Keywords:

estereoscopia, cinema, gênero, horror

Abstract

O presente estudo busca realizar uma análise geral do uso da estereoscopia como ferramenta de intensificação dos recursos discursivos do gênero de horror no caso específico do filme "O Mostro da Lagoa Negra" de 1954 dirigido por Jack Arnold. Esse filme se insere no contexto do auge da utilização da estereoscopia da década de 1950, na tentativa do cinema em competir com o novo fenômeno da televisão. O gênero do horror nasce na literatura e desde então vem se propagando em múltiplas plataformas, encontrando no cinema o veículo no qual melhor se expressa. Este estudo parte do pressuposto de que a estereoscopia poderia ser utilizada como ferramenta para acentuar algumas características do gênero de horror como o medo e a aproximação do objeto de terror. Ao final, são delineados pontos nos quais a estereoscopia foi bem utilizada e outros nos quais a técnica fica relegada a segundo plano.

Published

2022-05-16

How to Cite

DOS SANTOS, T. E. . Análise do uso da estereoscopia como ferramenta de intensificação do gênero de horror no filme "O Monstro da Lagoa Negra" : Analysis of the use of stereoscopy as a tool to intensify the horror genre in the film "The Black Lagoon Monster. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 953–966, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n3-024. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1076. Acesso em: 7 jul. 2022.