Um olhar sob o ENEM no modelo do instituto de educação, ciência e tecnologia do Maranhão (IEMA)

A look at the ENEM in the institute of education, science and technology of Maranhão (IEMA)

Authors

  • Dayse Marinho Martins
  • Ennio Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n2-024

Keywords:

ensino médio, currículo, enem, maranhão, iema

Abstract

Estudo sobre o ENEM enquanto política de avaliação educacional objetivando analisar as repercussões desse exame no currículo do Ensino Médio, considerando-se perspectivas de ressignificação do ENEM a partir da proposta pedagógica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A pesquisa se pautou nos estudos de Sacristán e Goodson, sobre currículo como um artefato social e histórico e no conceito de tradição inventada, por Hobsbawm e Ranger. Realizou-se pesquisa bibliográfica com revisão da literatura, complementada pela pesquisa documental englobando legislação sobre o ENEM e proposta pedagógica do IEMA. Os referidos documentos foram obtidos no aplicativo Planalto Legis e no site do IEMA. A pesquisa problematizou as alterações dos pressupostos do ENEM de avaliação externa a mecanismo para ingresso no Ensino Superior, além de ressaltar que os sistemas de ensino não devem se restringir a ensinar, concentradamente, matrizes e objetos do ENEM, bem como, o formato da prova, pois, tal postura caracteriza reducionismo curricular e didático. O estudo evidenciou a necessidade de ressignificar o currículo do Ensino Médio considerando o potencial do ENEM pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento, tendo como ponto de partida, o foco no projeto de vida do estudante e a iniciação científica. Nesse sentido, o IEMA evidencia um projeto educacional propício à abordagem significativa do ENEM enquanto estratégia de ampliação das oportunidades de formação de jovens protagonistas, ampliando os índices de desenvolvimento humano no Maranhão.

Published

2022-04-20

How to Cite

MARTINS, D. M. .; DE SOUZA, E. S. . Um olhar sob o ENEM no modelo do instituto de educação, ciência e tecnologia do Maranhão (IEMA): A look at the ENEM in the institute of education, science and technology of Maranhão (IEMA). Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 567–577, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n2-024. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1032. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">