Teoria de aprendizagem estatística aplicada na rede de restaurantes fast-food
Statistical learning theory applied in the fast-food restaurant chain
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv4n2-019Keywords:
correlação, eigenvalue, eigenvector, biplotAbstract
A análise de componentes principais é uma técnica estatística multivariada muito útil para modelar a estrutura de covariância entre inúmeras variáveis, uma vez que permite reduzir o número de variáveis a serem analisadas e interpretar as combinações lineares obtidas. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os sanduíches preparados nas redes de restaurantes fast-food quanto aos valores energérticos e nutricional, utilizando a análise de componentes principais. Verificou-se que com o método foi possível reconhecer entre as variáveis as principais que devem ser analisadas para se escolher um sanduíche. Se a opção envolve menos gordura, ou seja, para pessoas que possuem alto índice de colesterol no sangue e com problemas cardíacos, os dados apontaram para os sanduíches com menor índice dessa variável, como os sanduíches vegetariano, pizzaiolo, mussarela de búfala e sanduíche de frango defumado com queijo derretido.