Síndrome de Down: desenvolvimento das habilidades musicais, motoras e de linguagem

Down Syndrome: development of musical, motor, and language skills

Authors

  • Karla Maythé Figueroa Guzmán

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n2-013

Keywords:

síndrome de down, música e motricidade

Abstract

A educação musical nas diversas etapas da vida do ser humano deve fundamentar-se com certas características as quais permitem desenvolver o indivíduo em seu ótimo potencial. Na Educação Especial (crianças com deficiência, seja intelectual ou física), a educação musical assume maior importância na formação das crianças com deficiência. A deficiência é [... "qualquer limitação grave que afeta mais de um ano de atividade do paciente e tem sua origem em uma deficiência” ...] OMS[1]. Esta pesquisa é sobre a Síndrome de Down (SD) (Pueschel 2002; 18) [2], considerado socialmente como deficiência intelectual[3] e visa mostrar o efeito da música na educação das crianças com essa síndrome. Foi realizada a revisão da literatura em relação à: música, educação musical, deficiência mental e síndrome de Down, seus tipos e efeitos. A partir do um projeto do curso de música que foi aplicado a um grupo de seis crianças entre 6 a 8 anos com SD, os resultados ainda estão sendo testados para defender a hipótese da pesquisa.

Published

2022-03-21

How to Cite

GUZMÁN, K. M. F. . Síndrome de Down: desenvolvimento das habilidades musicais, motoras e de linguagem : Down Syndrome: development of musical, motor, and language skills. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 433–440, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n2-013. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1009. Acesso em: 7 jul. 2022.