Ensino remoto emergencial versus saúde mental de estudantes de medicina na Argentina (la rioja) durante a segunda onda da pandemia de COVID-19 (SARS-COV-2)

Emergent remote teaching versus mental health of medical students in Argentina (la rioja) during the second wind of the COVID-19 (SARS-COV-2) pandemic

Authors

  • Theomaris Karina de Oliveira Mendes
  • Gisele Olivieri Soares Meier

Keywords:

ensino remoto emergencial, covid-19, ansiedade

Abstract

A consignação da   Pandemia de SARS-CoV-2 em março de 2020 ocasionou alterações no cotidiano da população, com adoção do isolamento social, e aplicação do ensino remoto emergencial. Com estas alterações, houve um aumento dos sintomas de depressão, irritabilidade, insônia, estresse, principalmente em estudantes universitários na área da saúde, que já apresentam maior vulnerabilidade a sofrer transtornos mentais. Este trabalho objetivou conhecer as experiências dos estudantes de medicina na província de La Rioja, Argentina, em relação ao ensino remoto emergencial, durante a segunda onda da pandemia de Covid-19 e seus impactos na aprendizagem e na saúde mental. Foram observados aumentos nos casos de ansiedade generalizada e déficit na aprendizagem teórica e prática. É necessário que nos pós pandemia seja garantido o contato destes educandos com práticas clínicas adequadas, e principalmente a interação e o relação com os pacientes, permitindo formar vínculos humanitários, habilidades sociais, afinidades e empatia destes futuros profissionais.

Published

2022-03-07

How to Cite

MENDES, T. K. de O. .; MEIER, G. O. S. . Ensino remoto emergencial versus saúde mental de estudantes de medicina na Argentina (la rioja) durante a segunda onda da pandemia de COVID-19 (SARS-COV-2): Emergent remote teaching versus mental health of medical students in Argentina (la rioja) during the second wind of the COVID-19 (SARS-COV-2) pandemic. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 533–538, 2022. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/988. Acesso em: 27 may. 2022.