Os desafios para o fortalecimento da educação permante com profissionais de saúde no alto sertão paraibano: compartilhando experiência

Challenges for strengthening continuing education with health professionals in the upper sertão of Paraiba: sharing experiences

Authors

  • Michaella Shamy Nunes Melo
  • Merlayne Pâmela de Oliveira e Silva
  • Leilane Cristina Oliveira Pereira
  • Naedja Pereira Barroso

Keywords:

educação permanente, residência multiprofissional em saúde, apoio regional.

Abstract

Esse trabalho é um relato de experiência de uma residente, sobre uma ação realizada para o fortalecimento da Educação Permanente (EP) com profissionais de saúde. Teve como objetivo observar o conhecimento dos profissionais sobre EP e sensibilizá-los sobre a importância de fortalecer a EP. A ação foi realizada no formato de roda de conversa, que se trata de um arranjo pedagógico onde se é problematizada a realidade, gerando uma aprendizagem significativa nos profissionais. No início os apoiadores dispararam diversos questionamentos, transformando num momento  de cartasse, onde ficou evidente o sofrimento e desmotivação vivenciados, prejudicando o desenvolvimento do trabalho. Embora não tenhamos conseguido realizar a atividade proposta, a ação nos permitiu perceber outros aspectos importantes naquele ambiente, que diz respeito ao papel do gestor nos processos desenvolvidos, a falta de estrutura física do serviço, a qualidade de vida no trabalho e em como isso impacta no fortalecimento da EPS.

Published

2022-03-07

How to Cite

MELO, M. S. N. .; E SILVA, M. P. de O. .; PEREIRA, L. C. O. .; BARROSO, N. P. . Os desafios para o fortalecimento da educação permante com profissionais de saúde no alto sertão paraibano: compartilhando experiência: Challenges for strengthening continuing education with health professionals in the upper sertão of Paraiba: sharing experiences. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 522–527, 2022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/984. Acesso em: 29 mar. 2024.