Projeto brincar de plantar como promotor da alimentação adequada e saudável para crianças no ambiente rural

Game planting project as a promoter of adequate and healthy nutrition for children in a rural environment

Authors

  • José Rafael Pereira da Silva
  • Laura Beatriz do Nascimento Alves
  • Luiza Carla de Melo
  • Maria Leal Lima Silva
  • Myllena Cabral Marinho Pereira
  • Taynara Poliana Gonçalves de Melo
  • Mylena Félix dos Santos

Keywords:

agroecologia, saúde rural, saúde da criança.

Abstract

A infância é um período decisivo para o desenvolvimento da criança, tendo em vista a formação de hábitos que acarretam na saúde durante toda a vida, sendo importante a realização de ações voltadas para práticas alimentares saudáveis nessa fase. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Projeto Brincar de Plantar para a Promoção à Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) de crianças da área rural do agreste pernambucano. A experiência foi composta por cinco encontros, envolvendo ao todo sete crianças, um comunitário e profissionais de saúde. Utilizou-se da observação participante e análise de dados documentados no diário de campo ao longo dos encontros. A experiência demonstrou que ao desenvolver atividades de brincadeiras agroecológicas plantando, cultivando e consumindo os alimentos, o Projeto Brincar de Plantar pôde proporcionar o incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis, promovendo a mudança positiva de hábitos alimentares para as crianças e suas famílias.

Published

2022-03-04

How to Cite

DA SILVA, J. R. P. .; ALVES, L. B. do N. .; DE MELO, L. C. .; SILVA, M. L. L. .; PEREIRA, M. C. M. .; DE MELO, T. P. G. .; DOS SANTOS, M. F. . Projeto brincar de plantar como promotor da alimentação adequada e saudável para crianças no ambiente rural: Game planting project as a promoter of adequate and healthy nutrition for children in a rural environment. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 406–411, 2022. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/963. Acesso em: 27 may. 2022.