Educação inclusiva e as políticas públicas

Inclusive education and public policy

Authors

  • Acleverson José dos Santos
  • Bruna Domingos Peres
  • Mariana Machado dos Santos Pereira
  • Juliana Sobreira da Cruz
  • Thays Peres Brandão

Keywords:

doenças raras, inclusão, políticas públicas.

Abstract

Introdução: para a melhoria e inclusão das pessoas com doenças raras, faz-se necessário a criação e aprimoramento de políticas públicas. Objetivo: apresentar as principais políticas públicas brasileiras para a educação inclusiva das doenças raras. Metodologia: revisão narrativa de literatura, com busca em bases de dados e análise de acordo com os resultados encontrados. Resultados: houve evolução histórica de implementação de Políticas Públicas para a inclusão de pessoas com doenças raras, que iniciou nacionalmente em 1996, e atualmente as mais marcantes são a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras e a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Conclusão: ao apresentar as principais políticas públicas brasileiras para a educação inclusiva das doenças raras percebemos diversas conquistas com garantias de inclusões e acompanhamento dessas pessoas, mas que devem ser evoluídas e envolver os beneficiários neste processo.

Published

2022-03-04

How to Cite

DOS SANTOS, A. J. .; PERES, B. D. .; PEREIRA, M. M. dos S. .; DA CRUZ, J. S. .; BRANDÃO, T. P. . Educação inclusiva e as políticas públicas: Inclusive education and public policy. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 359–364, 2022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/956. Acesso em: 28 mar. 2024.

Most read articles by the same author(s)