Educação inclusiva e as políticas públicas
Inclusive education and public policy
Keywords:
doenças raras, inclusão, políticas públicas.Abstract
Introdução: para a melhoria e inclusão das pessoas com doenças raras, faz-se necessário a criação e aprimoramento de políticas públicas. Objetivo: apresentar as principais políticas públicas brasileiras para a educação inclusiva das doenças raras. Metodologia: revisão narrativa de literatura, com busca em bases de dados e análise de acordo com os resultados encontrados. Resultados: houve evolução histórica de implementação de Políticas Públicas para a inclusão de pessoas com doenças raras, que iniciou nacionalmente em 1996, e atualmente as mais marcantes são a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras e a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Conclusão: ao apresentar as principais políticas públicas brasileiras para a educação inclusiva das doenças raras percebemos diversas conquistas com garantias de inclusões e acompanhamento dessas pessoas, mas que devem ser evoluídas e envolver os beneficiários neste processo.