Tratamento cirúrgico laparoscópico vrs aberto em casos de apendicite aguda em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa

Surgical vs. open treatment in cases of acute appendicitis in children and adolescents: an integrative review

Authors

  • Maria Teresa Duque Souza
  • Elisangela da Silva
  • Mariana Kely Diniz Gomes de Lima

Keywords:

apendicectomia pediátrica, apendicite aguda, tratamento cirúrgico

Abstract

Objetivo: Comparar os riscos e benefícios da apendicectomia aberta e videolaparoscópica em pacientes pediátricos com apendicite aguda. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em dezembro de 2021 que utilizou as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, optando por estudos publicados entre o período de 2018 e 2021 os quais se apresentavam em português e incluíam a faixa etária de 0 a 18 anos. Resultados e discussão: A laparoscopia mostrou-se mais vantajosa quanto ao tempo de internação e retorno as atividades rotineiras, entretanto, o procedimento cirúrgico aberto indicou melhores resultados quanto ao tempo cirúrgico e custo, porém, as comparações não demonstram diferenças significativas entre as abordagens. Conclusão: A individualidade do paciente deve sempre ser avaliada pelo profissional em relação a escolha do tratamento cirúrgico analisando sempre os pós e contras de cada caso.

Published

2022-03-04

How to Cite

SOUZA, M. T. D. .; DA SILVA, E. .; DE LIMA, . M. K. D. G. . Tratamento cirúrgico laparoscópico vrs aberto em casos de apendicite aguda em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa: Surgical vs. open treatment in cases of acute appendicitis in children and adolescents: an integrative review. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 330–334, 2022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/949. Acesso em: 28 mar. 2024.