A importância da microscopia e da confecção do microhematócrito na avaliação hematológica em Medicina Veterinária

The importance of microscopy and the preparation of the microhematocrit in hematological evaluation in Veterinary Medicine

Authors

  • Ana Elisa Barros Medeiros
  • Isabella Watson de Mattos Lence
  • João Paulo Ambrosio da Silva
  • Juliana Imbroisi Cunha da Costa
  • Carina Franciscato

Keywords:

hemograma, aparelhos automatizados, esfregaço sanguíneo.

Abstract

A avaliação hematológica é uma importante ferramenta de diagnóstico dentro da Medicina Veterinária. Com o advento e avanço dos aparelhos automatizados, as análises passaram a ser realizadas de forma mais rápida e precisa. Contudo, esses equipamentos não são isentos de erros, sendo indispensável a realização de análises manuais, como a microscopia e o microhematócrito. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura científica destacando as limitações dos aparelhos automatizados, assim como a importância das análises manuais na Medicina Veterinária. Apesar dos avanços tecnológicos, os aparelhos automatizados podem fornecer resultados imprecisos quando a morfologia celular foge dos padrões, como em casos de macroplaquetas e eritrócitos nucleados. A presença de coágulos, agregados plaquetários e hemácias aglutinadas também podem interferir nos resultados. Todas essas alterações podem ser visualizadas em técnicas manuais, assim como características do plasma e a presença de hemoparasitos e inclusões celulares, destacando a importância da realização das mesmas.

Published

2022-03-04

How to Cite

MEDEIROS, A. E. B. .; LENCE, I. W. de M. .; DA SILVA, J. P. A. .; DA COSTA, J. I. C. .; FRANCISCATO, C. . A importância da microscopia e da confecção do microhematócrito na avaliação hematológica em Medicina Veterinária: The importance of microscopy and the preparation of the microhematocrit in hematological evaluation in Veterinary Medicine. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 230–236, 2022. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/933. Acesso em: 7 jul. 2022.