População de Rua no Empoderamento do Acesso à Saúde

Authors

  • Marta Regina Marques Akiyama

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n5-016

Keywords:

população em situação de rua, resiliência, trabalho e saúde

Abstract

O Consultório Na Rua “ projeto A Gente na Rua”, teve início em outubro de 2004, pioneiro no Brasil e com muitas especificidades, desenvolvendo ações de saúde para pessoas em situação de rua, atualmente modelo de atenção à saúde das pessoas em situação de rua em diversos estados e municípios do Brasil, sendo fundamentado pelo documento nos princípios do SUS, onde se preconiza a integralidade, universalidade e equidade.

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo, iniciaram uma estratégia desafiadora e inovadora, fundamentado pelo SUS, estruturando, recuperando e entendendo a heterogeneidade dessas pessoas que se encontram em situação limite de sobrevivência, miséria e baixa estima.

O diferencial deste trabalho se caracteriza pela contratação de pessoas com vivência em situação de rua/albergue, para atuar como agentes de saúde de rua, de forma planejada e continuada envolvendo profissionais de diversas formações, para que o trabalho seja realizado de forma efetiva.

Published

2020-12-23

How to Cite

AKIYAMA, M. R. M. . População de Rua no Empoderamento do Acesso à Saúde. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 341–345, 2020. DOI: 10.46919/archv1n5-016. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/91. Acesso em: 18 may. 2022.