As consequências das políticas públicas inclusivas em uma escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/ RS

The consequences of inclusive public policies in a municipal school in Novo Hamburgo/ RS

Authors

  • Eduardo Geller De Brida
  • André Kristoschek Sperling
  • Juliano Alvarenga Duarte
  • Lenon Araujo Einhardt
  • Lucas Gracioli de Lima
  • Roger Cadena de Assunpção
  • Tiago Darold Cruz
  • Vinicius Santos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv3n1-002

Keywords:

Políticas educacionais, Inclusão escolar, Educação Física.

Abstract

O presente trabalho aborda os pressupostos históricos e sociopolíticos da Educação Inclusiva, enfatizando a Educação Física e questionando quais foram as implicações geradas pelas políticas inclusivas em uma Escola Municipal de N.H., nos últimos quinze anos. Objetiva-se identificar como era a realidade da escola no período da implementação da Lei nº 9.394/96 (LDB) e desta forma, contextualizar os acontecimentos com a realidade atual. O estudo adotou o paradigma qualitativo com o objetivo observacional descritivo, utilizando como delineamento metodológico o estudo de caso, tendo como sujeitos de estudo alunos, ex-alunos, responsáveis e membros da escola. Para a coleta dos dados, foi realizada a observação direta na escola, entrevistas semiestruturadas, anotações no diário de campo e análise de documentos. Através da análise, evidenciou-se nos resultados que as políticas inclusivas provocaram uma melhora na efetivação dos direitos legais e nas condições das escolas e do ensino. As consequências mais relevantes se referem a atuação conjunta do AEE com o ensino regular e, sobretudo, a viabilização da interação dos alunos nas aulas, possibilitando aos alunos com deficiências o direito de se desenvolverem integralmente (físico, cognitivo, social e afetivo). Desta forma, conclui-se que apesar da distância entre a realidade atual e o que fora idealizado pelas políticas, elas podem ser consideradas efetivas no que se propuseram, tendo em vista as grandes mudanças constatadas.

Published

2022-01-17

How to Cite

DE BRIDA, E. G. .; SPERLING, A. K. .; DUARTE, J. A. .; EINHARDT, L. A. .; DE LIMA, L. G. .; DE ASSUNPÇÃO, R. C. .; CRUZ, T. D. .; DOS SANTOS, V. S. . As consequências das políticas públicas inclusivas em uma escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/ RS: The consequences of inclusive public policies in a municipal school in Novo Hamburgo/ RS. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 10–27, 2022. DOI: 10.46919/archv3n1-002. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/873. Acesso em: 17 aug. 2022.

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