Puericultura e educação em saúde – um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv1n5-012Keywords:
Educação em saúde, Puericultura, Unidade de saúde, Atenção PrimáriaAbstract
O atendimento de rotina às crianças saudáveis, também chamado de puericultura, é atualmente função executada pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma multidisciplinar, nas unidades de saúde, fazendo com que todos os membros da equipe trabalham conjuntamente neste cuidado. A necessidade e a origem desta prática são alvos de debates antropológicos e da própria Medicina Baseada em Evidências, mas a puericultura faz parte atualmente das recomendações no Ministério da Saúde e é uma demanda da parte dos pais. Além disso, a necessidade de ensinar os pais o cuidado de saúde com os filhos faz parte dessa atividade. Esta necessidade aumenta a pressão sobre a já sobrecarregada equipe de ESF. Este artigo mostra a elaboração em equipe de roteiro multiprofissional para a avaliação da criança em diferentes idades, e constrói a atividade coletiva de puericultura como um encontro entre população e profissionais de saúde para troca de saberes, numa relação horizontal, com o objetivo de construção de autonomia, através da educação em saúde.