Puericultura e educação em saúde – um relato de experiência

Authors

  • André Alexey Polidoro
  • Rodrigo Cechelero Bagatelli
  • Aline Elias da Vinha Andrade Allegretti
  • Juliana Schuster Semmer Krambeck
  • Jacqueline Aedinet Pruner Polidoro

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n5-012

Keywords:

Educação em saúde, Puericultura, Unidade de saúde, Atenção Primária

Abstract

O atendimento de rotina às crianças saudáveis, também chamado de puericultura, é atualmente função executada pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma multidisciplinar, nas unidades de saúde, fazendo com que todos os membros da equipe trabalham conjuntamente neste cuidado. A necessidade e a origem desta prática são alvos de debates antropológicos e da própria Medicina Baseada em Evidências, mas a puericultura faz parte atualmente das recomendações no Ministério da Saúde e é uma demanda da parte dos pais. Além disso, a necessidade de ensinar os pais o cuidado de saúde com os filhos faz parte dessa atividade. Esta necessidade aumenta a pressão sobre a já sobrecarregada equipe de ESF. Este artigo mostra a elaboração em equipe de roteiro multiprofissional para a avaliação da criança em diferentes idades, e constrói a atividade coletiva de puericultura como um encontro entre população e profissionais de saúde para troca de saberes, numa relação horizontal, com o objetivo de construção de autonomia, através da educação em saúde.

Published

2020-12-23

How to Cite

POLIDORO, A. A. .; BAGATELLI, R. C. .; ALLEGRETTI, A. E. da V. A. .; KRAMBECK, J. S. S. .; POLIDORO, J. A. P. . Puericultura e educação em saúde – um relato de experiência. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 289–299, 2020. DOI: 10.46919/archv1n5-012. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/85. Acesso em: 18 may. 2022.