Práticas integrativas e complementares no empoderamento do cuidar em saúde

Authors

  • Fernanda Pimentel de Oliveira
  • Marcia Gomes Marinheiro Coelho
  • Maria Juliana Firmino Siqueira
  • Francisca Lucélia Ribeiro De Farias
  • Rosendo Freitas de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n5-009

Keywords:

Promoção da Saúde, Cuidados de Enfermagem, Terapias Complementares, Atenção Primária à saúde, Acesso aos Serviços de Saúde

Abstract

As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são caracterizadas como um conjunto de práticas e ações terapêuticas que não estão presentes na biomedicina(OMS,2002) e buscam novas perspectivas de mudança do paradigma mecanicista utilizado na atenção à saúde (TELESI, 2016). Este estudo de revisão integrativa teve como objetivo compreender com as Práticas Integrativas e Complementares se inserem no contexto do empoderamento do cuidar em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que contempla as seguintes etapas: definição da questão norteadora (problema) e objetivos da pesquisa. As PIC apresentam diferentes abordagens que contemplam a diversidade de cuidados que necessita o ser humano. Por isso, apresentam diferentes abordagens de equilíbrio entre mente, espírito, corpo, ambiente e sua saúde. O restabelecimento da saúde considera a casa, família, amigos, trabalho, a forma de se relacionar, de sentir pertencente e integrado a um grupo social, comunitário e a essa sociedade, além da hereditariedade (MONTEIRO, 2012). As Práticas integrativas e Complementares constituem uma importante aliada na busca de melhorias na saúde por considerar o indivíduo em sua totalidade, priorizando o foco na saúde e não na doença, na busca do equilíbrio entre a mente e o corpo.  Tais práticas se opõem à visão medicamentosa, tecnológica com ênfase na medicalização e na doença, para um olhar voltado para o sujeito, singularidade, buscando o resgate do saber popular, no seu uso e aplicabilidade para os problemas de saúde.

Published

2020-12-23

How to Cite

OLIVEIRA, F. P. de .; COELHO, M. G. M. .; SIQUEIRA, M. J. F. .; FARIAS, F. L. R. D. .; AMORIM, R. F. de . Práticas integrativas e complementares no empoderamento do cuidar em saúde. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 258–264, 2020. DOI: 10.46919/archv1n5-009. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/81. Acesso em: 7 jul. 2022.