A educação em saúde ambiental como estratégia no combate às arboviroses: experiência realizada na comunidade Quilombola Canto Fazenda Frade, município de Oeiras, Piauí, Brasil

Authors

  • Antonio Carlos dos Santos
  • Ivanilza Moreira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n5-005

Keywords:

Educação em Saúde Ambiental, Aedes aegypti, Quilombola, Arboviroses

Abstract

Com o presente trabalho objetiva-se descrever a vivência profissional na execução de ação sobre a prevenção e combate às arboviroses na comunidade Quilombola, Canto Fazenda Frade no município de Oeiras, estado do Piauí. Foi realizado estudo descritivo que consistiu em um relato de experiência de educação em saúde ambiental, resultado da parceria de dois projetos intitulados “Oficina Promoção da Equidade em Saúde a População Negra” e “Laboratório Móvel do Ciclo Biológico do Aedes aegypti” executados pela Secretaria de Saúde do Piauí - SESAPI. A oficina realizada teve a participação de 28% da população quilombola e a capacitação de 100% dos professores e alunos da Escola Municipal Benedito Sá, município de Oeiras no combate ao mosquito do gênero Aedes e enfrentamento à microcefalia. A pesquisa contribuiu aos acadêmicos e profissionais de saúde aquisição de novos conhecimentos sobre a dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus e a vivencia de novas experiências interculturalmente com uma comunidade tradicional quilombola. Desta forma, conclui-se que este estudo foi de grande relevância para a saúde da comunidade de estudo no sentido de promover através da prática de educação em saúde ambiental a prevenção, atitudes e mudança de comportamento na forma de enfrentamento e combate ao mosquito transmissor de arboviroses.

Published

2020-12-23

How to Cite

SANTOS, A. C. dos .; ANDRADE, I. M. de . A educação em saúde ambiental como estratégia no combate às arboviroses: experiência realizada na comunidade Quilombola Canto Fazenda Frade, município de Oeiras, Piauí, Brasil. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 210–224, 2020. DOI: 10.46919/archv1n5-005. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/74. Acesso em: 17 aug. 2022.

Most read articles by the same author(s)