Avaliação da atividade antimicrobiana da Mangifera indica L. e aplicabilidade no âmbito odontológico.

Evaluation of the antimicrobial activity of Mangifera indica L. and applicability in the dental field.

Authors

  • Iris Paula de Araujo Torres
  • Pedro Arthur Martins Farias
  • Kellvin Costa Maciel
  • Lucas Xavier da Silva Lima
  • Risonildo Pereira Cordeiro

Abstract

O Brasil é considerado um país de grande biodiversidade principalmente entre as  angiospermas que representam mais da metade das espécies endêmicas do país. (FORZZA, 2010.) Entre essas espécies, a manga é um exemplar de fruto aplicado tanto na culinária como na medicina popular de comunidades interioranas. Atualmente, o Brasil é o sétimo produtor mundial de manga e, dentre as cultivares de importância comercial, a Tommy Atkins é a mais plantada e exportada pelo Brasil (MARQUES et al, 2010 apud. FRANCO et al., 2004).

A Mangifera indica, é uma espécie vegetal que pertence à família Anacardiaceae. Com relação a seu uso no campo da fitoterapia, a M. Indica é extremamente difundida pela população, visto que, em sua constituição apresenta diversos fitoquímicos auxiliares para homeostase corporal. Espécies desse gênero são muito usadas na medicina tradicional, onde a polpa é transformada em licores e xaropes e o óleo é direcionado para usos estéticos, objetivando a nutrição dos cabelos e pele. Em adição, a Mangifera indica apresenta potencial antimicrobiano para aplicação em outras partes do corpo, incluindo o sistema digestório superior.

Published

2021-07-22

How to Cite

TORRES, I. P. de A. .; FARIAS, P. A. M. .; MACIEL, K. C. .; LIMA, L. X. da S. .; CORDEIRO, R. P. . Avaliação da atividade antimicrobiana da Mangifera indica L. e aplicabilidade no âmbito odontológico.: Evaluation of the antimicrobial activity of Mangifera indica L. and applicability in the dental field. Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1373–1375, 2021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/650. Acesso em: 7 jul. 2022.