A problemática da saúde mental no contexto da pandemia do Covid-19 e suas consequências: revisão bibliográfica

The problem of mental health in the context of the Covid-19 pandemic and its consequences: a literature review

Authors

  • Júlia Reis CamposJúlia Reis Campos
  • André de Medeiros Borges
  • Isabela Verniano Pasqualotto
  • Robson Ferreira Porto Da Silva
  • Lara Cândida de Sousa Machado

Keywords:

covid-19, saúde mental, ansiedade

Abstract

Em 2019, foi identificada pela primeira vez uma doença provocada por um novo coronavírus, conhecida como Coronavirus Disease ou Covid-19. No Brasil, o primeiro caso foi registrado na cidade de São Paulo em fevereiro de 2020 (BEZERRA SCV at al., 2020). Diante da proporção tomada, no mês de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o início de uma pandemia, devido à intensa propagação do vírus a nível mundial (PEREIRA MD at al., 2020).  A nova pandemia de coronavírus foi decretada como uma emergência internacional de saúde, resultando em impactos psicossociais individuais e sociais drásticos (ORNELL F at al., 2020).

As autoridades governamentais adotaram medidas para o controle da contaminação, como o afastamento social, contenção de aglomerações e eventos em massa, fechamento de escolas, universidades e do comércio não essencial, além de bloqueios locais e nacionais (MALLOY-DINIZ LF at al., 2020). Consequentemente, a população passou a enfrentar um estado de pânico social, refletindo em aumento de sintomas relacionados a estados de intensa ansiedade e medo, especialmente profissionais de saúde, médicos e enfermeiros que trabalham na linha de frente da pandemia, os quais apresentam uma predisposição ainda maior para condições que resultam no impacto da saúde mental (CARROL L, 2020).

Published

2021-07-22

How to Cite

CAMPOS, J. R. C. R. .; BORGES, A. de M. .; PASQUALOTTO, I. V. .; DA SILVA, R. F. P. .; MACHADO, L. C. de S. . A problemática da saúde mental no contexto da pandemia do Covid-19 e suas consequências: revisão bibliográfica: The problem of mental health in the context of the Covid-19 pandemic and its consequences: a literature review. Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1376–1379, 2021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/639. Acesso em: 18 may. 2022.