Avaliação de Fatores que acarretam na DRC em idosos

Evaluation of factors that lead to CKD in the elderly

Authors

  • Evani Marques Pereira
  • Maria Eduarda Lima de Paula

Keywords:

Doença renal crônica, rim, idosos

Abstract

A DRC (doença renal crônica) se tornou um problema de saúde por gerar a perda lenta e gradual das funções renais, a sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) informa que são estimados entre 20 e 25 pessoas com algum grau da doença renal. Os mais acometidos são a população idosa pela funcionalidade renal diminuída devido ao declínio fisiológico da filtração glomerular (FG) relacionado à idade, entretanto o comprometimento é interligado à patologias persistentes como a hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Os rins são órgãos fundamentais para a manutenção dos mecanismos do corpo humano, regulam as condições do fluido eletrolítico e equilíbrio ácido-base, funcionando como filtros no organismo tem por função também endócrina, secretam eritropoietina, para hematopoiese, renina, que interage na regulação da secreção de aldosterona pelo córtex adrenal e metabólitos ativos da vitamina D e regulador secundário da pressão arterial.

Envelhecer traz consigo mudanças corporais físicas visíveis, entretanto a doença nos rins não apresenta sintomas precoces, e seu processo de danificação é irreversível. Os benefícios desta pesquisa estão interligados ao crescimento exponencial da expectativa de vida, em paralelo com o aumento na incidência de DCNTs nesta população, além de ser considerado um problema de saúde pública exprime a importância e urgência na implantação de medidas de cuidado e prevenção, principalmente na atenção básica.

Published

2021-07-19

How to Cite

PEREIRA, E. M. .; DE PAULA, M. E. L. . Avaliação de Fatores que acarretam na DRC em idosos: Evaluation of factors that lead to CKD in the elderly. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1002–1005, 2021. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/547. Acesso em: 28 mar. 2024.