GASOAPP: Aprimorando o processo de ensino através da implementação de um aplicativo para dispositivos móveis

Authors

  • Bruno Victor de Oliveira Baptista
  • Daniel Ribeiro Soares de Souza
  • Yasmine Lima Vianna Gomes

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n4-002

Keywords:

Educação em enfermagem, Aplicativos Móveis, Gasometria arterial, Unidade de terapia intensiva

Abstract

Objetivo: Descrever a construção de um aplicativo digital que viabiliza informações fundamentais voltadas à interpretação gasométrica direcionada a acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. Métodos: Estudo exploratório de desenvolvimento experimental de um protótipo composto de três fases. A fase 1 incorreu de análise do conteúdo por base de revisão integrativa, na fase 2 transcorreu a construção do protótipo através de um sistema online de preparação de aplicativos e por último, a fase 3 que sucedeu a avaliação utilizada aplicada pelo questionário MATcH, desenvolvido por um grupo qualificado em software da Universidade Federal de Santa Catarina (GQS / UFSC). Resultado: Delimitação do conteúdo proposto no aplicativo a partir da revisão sistemática, a engenharia possibilitou a projeção do programa, demonstrando o fluxo de navegação a correlação do conteúdo, uma estrutura geral, o desenvolvimento de ícones e os recursos de navegação. Ao final da aplicação do questionário MATcH, ocorre a validação do protótipo, com pontuação de 63.7, pode ser usada muito alta. Conclusão: Este estudo revelou que ogasoapp é uma ferramenta de suporte dinâmico para a formação da educação, pronta para ser usado como um recurso de pesquisa com informações relevantes à aplicação e análise da gasometria arterial.

Published

2020-09-17

How to Cite

BAPTISTA, B. V. de O. .; SOUZA, D. R. S. de .; GOMES, Y. L. V. . GASOAPP: Aprimorando o processo de ensino através da implementação de um aplicativo para dispositivos móveis. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 130–146, 2020. DOI: 10.46919/archv1n4-002. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/51. Acesso em: 16 jan. 2022.