Sistema de Informação Geográfica no mapeamento de arboviroses no Território de Desenvolvimento Entre Rios, Estado do Piauí, Brasil

Authors

  • Romário Gonçalves da Silva
  • Vívian Ribeiro Magalhães
  • Antonio Carlos dos Santos
  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n3-004

Keywords:

Geoprocessamento, Arboviroses, Dengue

Abstract

O espaço geográfico tem sido objeto de estudo em diversas perspectivas, sendo que a Geografia da Saúde vem ganhando destaque em razão do crescente aumento de doenças que vêm sendo notificadas na esfera global. Nesse sentido, esse processo tem potencializado, por sua vez, novas ferramentas geoinformacionais que auxiliam no estudo, na análise e no mapeamento das doenças ao nível espacial. Diante do exposto, essa pesquisa objetiva realizar o mapeamento de arboviroses no Território de Desenvolvimento Entre Rios, no Estado do Piauí, considerando o recorte temporal de 2012 a 2016, na perspectiva de modelar em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), os setores territoriais que apresentam as maiores incidências no número de casos de dengue. Para tanto, foi necessário estruturar um SIG por meio de um inventário digital, com capacidade de interligar as informações em um banco de dados, permitindo a realização de consultas e a apresentação dos dados na forma de mapas temáticos. Deste modo, foi possível traçar o perfil situacional dos municípios do Território de Desenvolvimento Entre Rios, frente à ocorrência dos arbovírus da dengue. A pesquisa em epígrafe visou o desencadeamento de ações mais efetivas ao nível territorial, a partir do viés de transformar os dados em informação e, consequentemente, em conhecimento.

 

Published

2020-08-17

How to Cite

SILVA, R. G. da .; MAGALHÃES, V. R. .; SANTOS, A. C. dos .; ALBUQUERQUE, E. L. S. . Sistema de Informação Geográfica no mapeamento de arboviroses no Território de Desenvolvimento Entre Rios, Estado do Piauí, Brasil. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 111–118, 2020. DOI: 10.46919/archv1n3-004. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/40. Acesso em: 27 may. 2022.