Acolhimento com classificação de risco a pacientes suspeitos de covid-19 em unidade de pronto atendimento: relato de experiência

Authors

  • Romario Henrique da Silva
  • Emanuelly Kesley De Freitas Lima
  • Marcela Porangaba Lopes
  • Natanna Weslane Ferreira dos Santos
  • Fernanda Pinto da Silva Farias
  • Kátia Danielle de Cerqueira Leite Gama
  • Rudja Maria Leite de Abreu
  • Jaqueline Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv2n3-031

Keywords:

Emergência, Infecções por Coronavírus, Acolhimento, Enfermagem, Educação em Saúde

Abstract

Objetivo: Descrever um relato de experiência, acerca do acolhimento com classificação de risco em uma Unidade de Pronto Atendimento a pacientes suspeitos de COVID-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e abordagem qualitativa sobre o atendimento realizado a usuários suspeitos de COVID-19. Resultados e Discussão: O acolhimento com classificação de risco é uma ferramenta essencial que possibilita triar adequadamente os pacientes que necessitam de atendimento de acordo com suas limitações, e observando o grau de complexidade de cada caso, pode-se notar que a educação em saúde, neste processo tem se tornado mais um aliado no atual cenário da pandemia, visto que o acolhimento com classificação de risco permite ao profissional direcionar cuidados e até mesmo explica-los. Com isso foi-se necessário adotar o fluxograma que facilita o atendimento. Considerações Finais: Esta vivência permitiu concluir que o enfermeiro durante o acolhimento tem adotado fluxogramas que facilitam, direcionam e agilizam o atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados da infecção. Do mesmo modo que outras ferramentas como a educação em saúde tem se mostrado eficaz no momento da classificação. 

Published

2021-06-23

How to Cite

DA SILVA, R. H. .; LIMA, E. K. D. F. .; LOPES, M. P. .; DOS SANTOS, N. W. F. .; FARIAS, F. P. da S. .; GAMA, K. D. de C. L. .; DE ABREU, R. M. L. .; DA SILVA, J. M. . Acolhimento com classificação de risco a pacientes suspeitos de covid-19 em unidade de pronto atendimento: relato de experiência. Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 534–542, 2021. DOI: 10.46919/archv2n3-031. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/390. Acesso em: 17 aug. 2022.