Comparativo sintomático sobre a covid-19 e dengue

Authors

  • Alda Andressa Moreira Luna
  • Thomás Fernandes Meira Andrade
  • Márcio César Reino Gaggini

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv2n3-029

Keywords:

Covid-19, Dengue, Manifestações clinicas

Abstract

O Brasil enfrenta epidemias de dengue desde 1986 sazonalmente de março a junho e agora associado com a pandemia do covid-19. O impacto da COVID-19 no sistema público de saúde é perceptível pela elevada demanda por internação hospitalar, levando ao esgotamento da oferta de leitos de terapia intensiva e ventiladores pulmonares em algumas regiões do país. Provocado impactos em todos os setores da sociedade, principalmente nos sistemas de saúde, devido à sua rápida disseminação por todos os continentes, sua capacidade de provocar mortes em populações vulneráveis, além do insuficiente conhecimento científico sobre o vírus, patogenia e tratamento.E grande relevância relacionar os sintomas de pacientes com Covid-19 apresentados no momento do acolhimento dos usuários do SUS durante o atendimento na ESF e relacionar com os sintomas apresentados pela Dengue registrados pela Cartilha do Ministério da Saúde. Para tanto utilizou-se coleta retrospectivos dos dados dos pacientes já confirmados com o teste positivo para Covid-19, após esses dados foram  utilizados os prontuários eletrônico dos pacientes e considerado quais as principais  queixas na primeira consulta. O Covid- 19 e a dengue há diversos sintomas similares podendo ser confundido quando apresentados isoladamente ou até mesmo em conjunto a depender dos sintomas, dentre os sintomas frequentes em ambas as doenças estão febre, mialgia, cefaleia, dor abdominal, diarreia, diante desse fato e necessário sempre suspeita de ambas as doenças até sua adequada investigação, e assim estipular adequado tratamento. Assim como na dengue o covid- 19 e mais graves em pessoas com a presença de comorbidades e idosos.

Ressaltando que o covid- 19 e uma doença nova e que ainda a muita a ser descoberto, e para tanto e de suma importância à continua monitorização dos sintomas que surgem com o avançar das doenças.

Published

2021-06-22

How to Cite

LUNA, A. A. M. .; ANDRADE, T. F. M. .; GAGGINI, M. C. R. . Comparativo sintomático sobre a covid-19 e dengue. Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 501–509, 2021. DOI: 10.46919/archv2n3-029. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/382. Acesso em: 18 may. 2022.