A toxina botulínica na correção de sorriso gengival: uma revisão de literatura

Authors

  • Yali Carvalho Ribeiro de Castro
  • Patrícia Marcoccia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n1-004

Keywords:

Sorriso gengival, toxina botulínica, estética, cirurgião dentista

Abstract

INTRODUÇÃO: Um sorriso gengival (SG) afeta a estética e o estado psicológico, pois geralmente diminui a auto-confiança levando a esconder ou controlar o sorriso. Um sorriso com mais de 2 mm de gengiva exposta é chamado sorriso gengival. Ele pode ser devido à uma ou mais dasseguintes etiologias: erupção passiva de dentes, extrusão dento alveolar, excesso vertical maxilar e músculos dos lábios curtos ou hiperativos. O tratamento de sorriso gengival deve ser previsto de acordo com a sua causa (s).

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura baseada no uso da toxina botulínica, um método novo, eficiente e reversível para tratamento de sorriso gengival.

CONCLUSÃO: A toxina botulínica tem sido considerada um tratamento de mínima invasão, mais conservadora, mais eficaz, mais rápida, mais segura em comparação aos procedimentos cirúrgicos.

Published

2020-10-01

How to Cite

CASTRO, Y. C. R. DE .; SOUZA, P. M. DE . A toxina botulínica na correção de sorriso gengival: uma revisão de literatura. Archives of Health, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1 Oct. 2020.