Padrões de contração glabelar e a utilização da toxina Botulínica – UPDATE

Authors

  • Adriana Novaes Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n6-017

Keywords:

Toxina botulínica A, linhas glabelares, rítides glabelares, rugas glabelares, padrões de rugas

Abstract

Introdução: A atividade muscular na glabela provoca rugas perpendiculares à direção de contração dos músculos, mas os padrões de contração glabelar ainda não foram adequadamente classificados, nas diversas etnias. Objetivo: Revisar os padrões de contração glabelar encontrados em etnias diferentes e a sugestão mais plausível de uso de toxina botulínica. Métodos: Foi realizado uma revisão bibliográfica de artigos em bases indexadas MEDLINE e LILACS, utilizando os descritores: Toxina botulínica A, linhas glabelares, rítides glabelares, rugas glabelares, padrões de rugas.

Resultados: Seis padrões foram identificados. A classificação permitiu identificar os músculos mais importantes em cada padrão de contração. Discussão/conclusão: Existem diferenças interpessoais na mímica facial e a classificação das rugas glabelares permite tratamento mais acurado e individualizado com a toxina botulínica.

Published

2020-12-22

How to Cite

RODRIGUES, A. N. . Padrões de contração glabelar e a utilização da toxina Botulínica – UPDATE. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 570–576, 2020. DOI: 10.46919/archv1n6-017. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/150. Acesso em: 18 may. 2022.