Outdoor Training: metodologia ativa para o desenvolvimento de competências de graduação
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv1n6-012Keywords:
outdoor, aprendizagem experiencial, treinamento de habilidadesAbstract
O artigo apresenta os elementos teóricos que sustentam a aprendizagem experiencial e sua utilização no desenvolvimento de competências genéricas com alunos de graduação da Universidade Católica del Norte, com base nos quatro elementos básicos da aprendizagem: pensar, observar, fazer e sentir; formação de sensibilização e avaliação por competências. Apoia-se no papel do professor-psicólogo na sua função de facilitador do processo formativo. Por fim, são fornecidos os “componentes” essenciais do treino outdoor que envolvem plenamente a estrutura física, emocional e cognitiva -a intensidade-, com o seu desenvolvimento em espaços naturais (outdoor), alterando os habituais contextos de treino tradicional e perceptivo, suspendendo temporariamente os automatismos e integrando o uso de metáforas em cada desafio que se enfrenta e a elaboração e reflexões com a ajuda de todo o grupo de “classe”, para finalmente operacionalizar com os participantes, os processos comunicacionais, relacionais, decisórios e operacionais que se desenvolvem durante o exercício.