O Empowerment na doença cónica: revisão integrativa da literatura

Empowerment in chronic disease: an integrative literature review

Authors

  • Elisabete Lamy da Luz
  • Fernanda dos Santos Bastos
  • Margarida Maria Silva Vieira

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv3n5-001

Keywords:

autocuidado, auto-gestão, doença crónica, Empowerment, enfermagem, revisão integrativa da literatura

Abstract

A intencionalidade da intervenção de Enfermagem na doença crónica é capacitar a pessoa a tomar decisões informadas e gerir a sua doença crónica. O Empowerment  poderá ser um dos resultados desejáveis no processo de autogestão da doença crónica. Com o intuito de aprofundar a problemática optou-se por elaborar a revisão integrativa da literatura. Objetivo: Caracterizar e sintetizar a produção científica relativamente ao conceito de Empowerment   e sua aplicação às situações crónicas de saúde no período de 2007-2013, no cuidado de Enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa da literatura. Resultados: Identificação de 27 artigos que corresponderam aos critérios previamente estabelecidos, os mesmos caracterizam o Empowerment , no contexto da doença crónica, como sendo um processo, um resultado e uma intervenção educativa participativa. Conclusões: A evidência científica nesta área aponta para a necessidade de desenvolver e aprofundar o conhecimento da mesma, sobretudo da sua aplicação à Enfermagem, como disciplina, profissão e área do conhecimento. A avaliação do Empowerment  como resultado permite identificar estratégias e intervenções de Enfermagem inovadoras que contribuam para a capacitação em saúde.

Published

2022-07-14

How to Cite

LUZ, E. L. da .; BASTOS, F. dos S. .; VIEIRA, M. M. S. . O Empowerment na doença cónica: revisão integrativa da literatura: Empowerment in chronic disease: an integrative literature review. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 650–662, 2022. DOI: 10.46919/archv3n5-001. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1116. Acesso em: 17 aug. 2022.