Formação profissional em educação física: um estudo sobre a inserção das mídias na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília

Professional training in physical education: a study on the insertion of the media in the stricto sensu post-graduation courses at the University of Brasília

Authors

  • Alessandra Pessoa Coimbra
  • Alfredo Feres Neto

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv3n4-004

Keywords:

educação, educação física, mídias, formação profissional

Abstract

O presente artigo é resultado da dissertação apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, no 1º semestre de 2009, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar as possíveis repercussões da disciplina de Mídias, Educação e Educação Física, do curso de pós-graduação stricto-sensu da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Por se tratar de uma pesquisa-participante, a observação e a gravação das aulas foram essenciais ao processo, pois nos permitiu captar todos os momentos de debates, o que possibilitou mais rigor e distanciamento, favorecendo a análise crítico-reflexiva. Durante a análise dos dados, observamos que houve, por parte dos alunos investigados, uma melhor percepção quanto à necessidade, possibilidade e finalidade do tema "mídias" ser instituído na formação acadêmica do profissional de Educação Física. Sugerimos ao final deste estudo a criação de um laboratório de mídias na Faculdade de Educação Física no intuito de ampliar as discussões sobre os meios de comunicação dentro da instituição. A população investigada trouxe contribuições relevantes e bastante significativas no que diz respeito à melhoria e visibilidade da disciplina na instituição à qual pertence.

Published

2022-06-29

How to Cite

COIMBRA, A. P. .; NETO, A. F. . Formação profissional em educação física: um estudo sobre a inserção das mídias na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília: Professional training in physical education: a study on the insertion of the media in the stricto sensu post-graduation courses at the University of Brasília. Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 635–648, 2022. DOI: 10.46919/archv3n4-004. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1108. Acesso em: 17 aug. 2022.