Utilização de técnicas de Arteterapia na reabilitação de pessoas com transtornos induzidos por substâncias

Authors

  • Ana Cláudia Afonso Valladares-Torres
  • Jean Carlos Marques Souza

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n6-005

Keywords:

Terapia pela arte, Saúde mental, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Enfermagem psiquiátrica, Serviços de saúde mental

Abstract

Objetivo: identificar a percepção de um grupo de pessoas adultas com transtornos induzidos por substâncias sobre as intervenções de Arteterapia. Métodos: pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória por meio de instrumentos aplicados aos toxicômanos, como feedback individual ao final de três intervenções de Arteterapia (relaxamento, visualização criativa e atividade de arte). Resultados: os resultados das avaliações da análise de conteúdo e termômetro das emoções foram a diminuição da tensão e ansiedade, proporcionaram o relaxamento ou distração, seguida da melhora de humor, diminuição da tristeza e aumento da alegria, além de facilitarem a integração e o acolhimento grupal. Conclusão: Arteterapia é uma intervenção benéfica, que contribui significativamente para um cuidado mais humanizado no campo da saúde mental, em especial da dependência de drogas. As intervenções criativas e dinâmicas favorecem o relaxamento e, concomitantemente, diminuem a tensão e a ansiedade, bem como melhoram o humor de seus participantes.

Published

2020-12-22

How to Cite

VALLADARES-TORRES, A. C. A. .; SOUZA, J. C. M. . Utilização de técnicas de Arteterapia na reabilitação de pessoas com transtornos induzidos por substâncias. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 415–431, 2020. DOI: 10.46919/archv1n6-005. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/109. Acesso em: 18 may. 2022.