Discordance in the diagnosis of chronic kidney disease between serum creatinine determination and glomerular filtration rate (calculated by Cockcroft-Gault) in hypertensive and / or diabetic patients in a spray of Araguari-MG

Authors

  • Amanda Vieira Arruda
  • Gabriela Cristina de Alvarenga Araújo
  • Gustavo Prado Pouzas Guedes
  • Marilia Borges Carneiro
  • Samuel Ribeiro Dias

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv1n6-004

Keywords:

Hipertensão Arterial Sistêmica, Doença Renal Crônica, Diabetes Mellitus, Lesão renal, Filtração glomerular

Abstract

A hipertensão arterial (HA) é um problema de saúde pública mundial e um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica. A HA pode ser tanto a causa como a conseqüência de uma doença renal. A DRC pode ocorrer em mais de 75% dos hipertensos de qualquer idade (BASTOS, 2010)

O Diabetes mellitus (DM) é uma condição que ocorre quando o corpo não fabrica insulina suficiente ou não consegue utilizar de forma adequada quantidades normais de insulina (hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue).Os pacientes diabéticos apresentam risco aumentado para DRC e devem ser monitorizados frequentemente para a ocorrência da lesão renal. O acometimento renal pela DM representa a principal complicação microvascular da doença e a maior causa de insuficiência renal terminal em todo o mundo, cursando com morbidade e mortalidade elevadas. O risco de desenvolvimento de nefropatia é de cerca de 30% nos diabéticos tipo 1 e de 20% nos diabéticos tipo 2. (Junior, 2004) O DM é a principal causa de IRC em pacientes ingressando em hemodiálise (HD) nos países desenvolvidos, representando até quase 50% dos novos casos. (BURMEISTER, 2012)

O presente trabalho tem por objetivo relatar as vivências no desenvolvimento do tema Metodologia Ativa por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Miranda em Araguari-MG, durante a disciplina Internato em Sistemas Municipais de Saúde da Unidade de Ensino do Curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC.

O Arco de Charles Maguerez é uma das estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da Problematização e partir da realidade social.

 Durante o estudo e a observação da realidade local foram avaliados 487 prontuários, onde nos deparamos com 149 hipertensos, 68 diabéticos, 270 hipertensos e diabéticos. Identifica - se que não ocorreu a avaliação necessária a estes portadores já que de acordo com os protocolos oficiais de HAS e da Sociedade Brasileira de Nefrologia orientam, a investigação clínica e laboratorial anual com a dosagem da creatinina sérica e o cálculo da TFG com o uso da equação de Cockcroft-Gault. Propõe-se a investigação da não aplicabilidade dos protocolos oficiais

Trata-se de um estudo transversal realizado em uma ESF de Araguari-MG. Houveram dois instrumentos de coleta, o primeiro foi a avaliação da Pressão Arterial (PA) realizada um uma reunião de Hipertensos, e o segundo deu-se com a análise do prontuário do grupo de pacientes estudado. Foi considerado como Hipertensão Arterial Sistêmica Controlada níveis menores que 140/90mmhg.

Published

2020-11-19

How to Cite

ARRUDA, A. V. .; ARAÚJO, G. C. DE A. .; GUEDES, G. P. P. .; CARNEIRO, M. B. .; DIAS, S. R. . Discordance in the diagnosis of chronic kidney disease between serum creatinine determination and glomerular filtration rate (calculated by Cockcroft-Gault) in hypertensive and / or diabetic patients in a spray of Araguari-MG. Archives of Health, v. 1, n. 6, p. 409-414, 19 Nov. 2020.