Qualificação do acolhimento como parte da estratégia das equipes de saúde bucal no Ceará
Qualification of the reception as part of the strategy of oral health teams in Ceará
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv3n4-001Keywords:
acolhimento, serviços de saúde bucal, humanização da assistênciaAbstract
Este artigo objetivou analisar a qualificação do acolhimento das Equipes de Saúde Bucal no estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, utilizando-se de dados secundários coletados a partir do 3° ciclo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) efetuado no primeiro semestre de 2019. Foram coletados os dados referentes ao acolhimento das equipes de saúde bucal, organizados no módulo VI da planilha: “Equipes Saúde Bucal Brasil” no período de agosto a outubro de 2020, sendo eles analisados por método de estatística descritiva. Os resultados mostram que aproximadamente 99% das equipes realizam o acolhimento no Ceará, uma avaliação positiva quanto ao uso do acolhimento como tecnologia leve que objetiva um atendimento humanizado. No entanto, evidenciou-se falhas quanto a sua plena execução, como se observa nos dados obtidos na Região de Sobral, que obteve 73% de positividade quanto ao preparo prévio para a realização do acolhimento. Concluiu-se que apesar da avaliação positiva sobre o número de equipes que realizam acolhimento, o estudo evidenciou a necessidade de ampliação da abrangência do PMAQ-AB, além de padronização e calibração dos métodos utilizados para realizar o acolhimento, buscando-se uma maior qualidade do atendimento e satisfação do usuário do serviço público.